Comentários acerca de possíveis sistemas de convívio social

Não tenho a menor sombra de dúvida de que o anarquismo é o sistema de convívio social mais apropriado aos humanos. Não tenho dúvidas também de que, para que viesse a existir uma sociedade anarquista, seria necessário que a maioria estivesse de acordo.

Uma sociedade anarquista, na minha opinião, só será possível quando as pessoas em geral tiverem atingido um grau de consciência muito mais alto que a consciência comum de nossos dias. Isso demandará tempo, muito tempo. Não tenho dúvidas de que, quando for possível, os homens serem realmente livres e viverem positivamente, ou seja, sem ganância, que é o que move todas as guerras e conflitos, com pouqíssimas exceções, que seriam os casos passionais, o anarquismo seria possível e totalmente indicado.

Penso em um anarquismo que aproveite tudo o que a tecnologia criou e que não seja nocivo ao planeta e consequentemente aos humanos. Não vejo o anarquismo absolutamente como uma sociedade onde muitos ficarão na ociosidade, ou menos ainda um lugar onde reinaria a bagunça e o desrespeito. O fato é que só seria possível o anarquismo, se as pessoas estivessem de acordo. Conheço alguns anarquistas, ou seja, pessoas que entendem que o anarquismo seria o sistema ideal, que acreditam que deveriamos abrir mão da tecnologia, indústria, etc. E aí é o ponto em que eu quero chegar.

A tecnologia nuclear é ruim? Resposta: Sim, pode matar milhões num segundo, seus efeitos são devastadores e duradouros. Mas... tudo isso se presta a algo!!! Não é mesmo?

Nada disso acontece por acaso.

Nada disso acontece porque o cientista estuda a energia nuclear. Isso acontece por causa da ganância.

Além de todos os malefícios que eu citei acima, a energia nuclear faz coisas boas também. Salva vidas. Tudo é uma questão de direcionamento de causas. Tudo é uma questão de direcionar o que se faz, ou seja, o propósito.

Uma indústria polui violentamente o meio-ambiênte, além de também explorar seus funcionários e clientes, porém isso acontece por um propósito.

Os homens têm uma certa agressividade natural e alguns chegam até a exagerar, porém não me parece razoável afirmar que aconteceriam guerras se não fosse por ganância, interesses econômicos, mais objetivamente falando.

Tudo isso: A bomba atômica, a poluição ambiental, as guerras, têm um propósito!

Qual é o propósito? Na minha opinião é o dinheiro. Dinheiro é poder. Acabe como o dinheiro e acabará com o poder. Todos serão iguais.

Da mesma forma que o anarquismo, um sistema de sociedade que não usasse dinheiro, só seria possível num estágio evolutivo da humanidade, muito superior ao estágio atual. Demanda tempo. Vejo essa “sociedade que não usa dinheiro”, como um estágio intermediário até o real anarquismo. A referida sociedade que não usa dinheiro, estaria muito próximo do anarquismo, mas por ser um estágio anterior e teóricamente, em processo de adaptação, precisaria de leis. Para não haver distorções nem abusos pois, teóricamente, as pessoas ainda não estariam TODAS de acordo, ou ao menos dispostas a tentar.

Na minha opinião, o dinheiro e qualquer objeto que represente e/ou simbolize valor, devria ser abolido, extinto. Deveriamos manter uma sociedade produtiva, porém consciente.

Todos teriam direito a tudo, sem qualquer problema.

Muitos pensam que o dinheiro representa o progresso. Isso é um erro, se é nocivo, não é progresso. O veículo movido a ar comprimido é uma realidade há muito tempo! Uma tecnologia limpa que não polui absolutamente nada e que é totalmente viável. Totalmente viável e, por motivos econômicos não é industrializado em escala, por este motivo torna-se caro. Percebem onde quero chegar?

O indústrial que polui o planeta com suas chaminés fumegantes, poderia usar filtros que retém até 90% dos resíduos lançados na atmosfera. Por que não usa? Não usa porque é caro e diminuiría seus lucro$.

Por que a Amazônia continua sendo violentamente devastada? Por dinheiro!! Madeira, ouro, diamante, níquel, manganês, bauxita, etc.

Pra que a guerra no Iraque? Por petróleo!! Por dinheiro!! Por que todas as guerras?

Para o homem viver livre, ele não precisa necessáriamente regredir no tempo, viver do que planta e colhe literalmente. Podemos ser livres e, felizes também! A tecnologia tem muita coisa boa! Uma coisa não precisa estar necessáriamente vinculada à outra!! É possível viver livre, preservar o planeta e a dignidade humana, sem abrir mão de conforto e tecnologias sadias e consciêntes. Basta abrir mão de usar dinheiro.

No Fórum do site Consciência.org, existe um tópico que discute esse assunto específico, gostaria que opinassem, aqui ou lá. O url é: http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,1732.0.html

Fonte: Coletivo Sabotagem

Nenhum comentário: